Nardi também orientou como será o papel do CONASEMS nos acolhimentos dos novos secretários de saúde em Brasília e nos Estados, e informou que pretende estar presente em todos os acolhimentos nos Estado. Para Nardi, os principais pontos a serem defendidos pelo CONASEMS neste momento são: Qualificação da gestão municipal, reconhecimento e fortalecimento dos COSEMS. "Não admitimos mais amadorismo na gestão da saúde", enfatizou Nardi.
Antes de finalizar a reunião, o presidente do CONASEMS orientou os assessores e funcionários para acompanhar todas as atividades do Acolhimento Nacional de Secretários e Secretárias Municipais de Saúde. Cada um assessor técnico do CONASEMS vai acompanhar as atividades do evento.
Nardi informou que, em conversa com a Frente Nacional de Prefeitos, o CONASEMS firmou a parceria de compor o Movimento Nacional "Cadê o Médico?", que tem por objetivo chamar a atenção para os problemas enfrentados pela população brasileira em função da falta de médicos na rede pública de saúde. Atualmente o Brasil tem 1,8 médicos por mil habitantes quando a média razoável é de 2,7 médicos por mil habitantes.
Acolhimento Nacional aos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde
As atividades do Acolhimento Nacional aos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde terão inicio às 13 horas desta quinta-feira, 31 de janeiro, no Centro de Convenções Brasil 21. Quatro salas estão sendo montadas para atender os primeiros secretários de saúde que chegarem ao evento. O credenciamento já está aberto desde as 09 horas da manhã.
A cerimônia de abertura será às 21 horas, no Brasil 21, com as presenças do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e os presidentes do Conasems e Conass, Antônio Carlos Nardi e Wilson Alecrim.