terça-feira, 31 de maio de 2011

ANVISA autoriza a aplicação de vacina contra HPV 16 em homens

Apesar dos programas de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, como o Programa Nacional de DST e AIDS, o país registra cerca de 14 mil novos casos de câncer de boca por ano, segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer). Tais casos estão atingindo adultos entre 30 e 45 anos e estão relacionados diretamente ao papiloma vírus humano (HPV), o que indica que a causa desse aumento é a prática de sexo oral sem as devidas proteções. As principais vítimas da população são os homens.

Para combater esse vírus, foi aprovada nessa quinta-feira, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a aplicação da vacina contra o HPV em homens de 9 a 26 anos. No entanto, a vacina não está disponível na rede pública e seu custo é de R$900.

Anteriormente, a prescrição da substância era restrita às mulheres, desde 2006. O tratamento em homens baseava apenas no uso de medicação prescrita por médicos. Essa vacina é quadrivalente, por combater quatro tipos de HPV: os tipos 6, 11, 16 e 18, sendo o HPV 16 o causador do câncer de boca e orofaringe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário