quarta-feira, 18 de maio de 2011

Assume que o filho é teu.

Já com a certeza de que o orçamento do Estado não suportará o financiamento da rede de hospitais construída sem nenhum planejamento, um novo modelo de assistência à saúde foi proposto, nesta terça-feira (17), pelo secretário de estado de Saúde, Ricardo Murad, aos prefeitos e secretários de Saúde dos municípios onde serão inaugurados, os primeiros hospitais do programa Saúde é Vida. A reunião aconteceu isolada no Praia Mar Hotel, onde anunciada a conclusão de dezenas de novas unidades hospitalares construídas pelo Governo.

Ricardo quer entregar as novas unidades hospitalares aos municípios totalmente mobiliadas e equipadas com sistema de informática e computadores, aparelhos de Raio X, laboratório de análises clínicas e centro cirúrgico, mas não falou quanto pretende destinar a cada município que assumir a gerencia das unidades.

Quem tem visão sobre o custo em saúde sabe que a manutenção de uma unidade de saúde como essa, oferecendo apenas os serviços básicos de clinica médica, pediatria, obstetrícia e cirurgias de pequeno e médio porte, pode custar até um milhão de reais por mês, dependendo da localidade e dos serviços oferecidos.

Ricardo Murad defendeu que elas sejam transformadas em Centros de Promoção e Assistência à Saúde, incluindo até mesmo o PSF dentro das novas unidades.

Segundo ele, a proposta apresentada aos gestores é que os novos hospitais devem substituir as estruturas deficitárias, garantindo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) condições dignas de atendimento em um novo modelo de funcionamento que inclua ações e serviços de promoção da saúde.

“O cidadão não quer internação, não quer ficar doente. O nosso trabalho é promover a saúde, com acompanhamento e tratamento apropriado, para que a nossa população tenha melhor qualidade de vida”, ressaltou Ricardo Murad.

“Se não precisava internar, pra que construir as unidades?” perguntou um dos prefeitos presentes ao sair do evento.

Além de prefeitos e secretários municipais de saúde, estavam presentes também ao encontro o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Júnior Marreca, a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Iolete Arruda, e o deputado estadual  Stênio Rezende.

Marreca frisou que é interesse de todos os prefeitos o funcionamento total dos hospitais municipais que estão sendo concluídos pelo Governo do estado do Maranhão. “É um sonho ver todos eles funcionando da forma como foi proposto”, declarou.

O prefeito Raimundo Nonato Costa Neto, de Turiaçu, também agradeceu pela nova unidade dizendo que a abra é “a maior da cidade e já virou cartão postal”. Para ele o hospital em funcionamento não atende às exigências da Vigilância Sanitária e será transformado em Secretaria Municipal.

Hospital de Lago dos Rodrigues, funcionando e oferecendo apenas serviços básicos
A proposta será discutida de forma mais aprofundada entre os técnicos da Secretaria de Estado de Saúde e dos municípios, de acordo com o cronograma de entrega das novas unidades hospitalares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário