quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cruz Vermelha dá a volta por cima e já administra hospital na Paraíba



Depois de uma experiência traumática com a Secretária de Estado da Saúde do Maranhão, a Cruz Vermelha fecha contrato com Governo do Estado da Paraíba e deve comandar a privatização de todas as unidades de saúde da SES nos próximos meses.

O governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou no último dia 06/07/2011 a contratação da Cruz Vermelha, seccional Rio Grande do Sul, para administrar o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Segundo o governo estadual, “o objetivo é melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes e reduzir custos. Com o contrato, o Governo do Estado terá uma economia de 40% com o Hospital, reduzindo de R$ 10,8 milhões mensais para R$ 6,8 milhões”.

O governo estadual está denominando a terceirização de “Sistema de Pactuação de Metas”, mas o modelo é idêntico ao modelo de Organizações Sociais já adotado em outros estados. “Esta gestão compartilhada do Hospital de Trauma vai ser cobrada pelo Ministério Público, pelo Tribunal de Contas, pela Assembléia Legislativa e pelo Governo do Estado”, declarou o governador Ricardo Coutinho, sem citar em qualquer momento as instâncias do Controle Social do SUS como o Conselho Estadual de Saúde.

Ainda segundo o governador, “vamos ter a regularização do contrato dos trabalhadores. O que hoje é prestação de serviço e codificado serão naturalmente contratados pela CLT, porque os profissionais hoje não têm direitos e agora vão passar a ter. Ao mesmo tempo, as cooperativas terão os contratos respeitados”. O hospital tem contratos com cooperativas de anestesistas, cirurgiões e ortopedistas.

"Modelo vem pra ficar"

Segundo o secretário estadual de saúde, Waldson de Souza, “este é o início de uma fase de qualificação nos serviços de saúde no Estado, começando pelo Hospital de Trauma de João Pessoa, que passou por dificuldades no início do ano. O governo vem estudando isso desde janeiro, e é uma garantia de atenção e qualidade do perfil de emergência e trauma para ser assegurado naquele hospital”.

O promotor da saúde do Ministério Público do Estado, João Geraldo, acompanhou o anúncio feito pelo Governo do Estado e elogiou a iniciativa. “A promotoria sempre acreditou numa luz no final do túnel para a saúde pública de João Pessoa e da Paraíba. E este sistema de metas implantadas pelo Governo da Paraíba, especificamente no Trauma, é salutar e é muito bem vindo. A promotoria de saúde observa que este tipo de resolução adotada no Hospital de Emergência e Trauma vai melhorar o atendimento para os casos que sejam realmente de emergência”, frisou.

Segundo diversos blogs e o site oficial do governo do estado, a Cruz Vermelha é uma instituição sem fins lucrativos que existe em 190 países, com mais de 150 anos de história. No Brasil, foi fundada em 1908 e a secção do Rio Grande do Sul existe desde 1940, gerindo mais de 20 hospitais no Pará, Tocantins, Rondônia, Roraima, Bahia, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Maranhão, Rio Grande do Norte, Piauí, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário