segunda-feira, 5 de março de 2012

Deputado Simplício Araújo diz que posição de Timon, como primeira colocada no IDSUS, desmoraliza o estudo e a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão.


O Deputado Federal Simplício Araújo disse hoje que lamenta muito a forma desesperada como a Secretaria de Saúde do Maranhão comemorou os dados do IDSUS, segundo ele o estudo vêm recebendo criticas de especialistas em saúde publica de todo o Brasil. Especificamente no caso do Maranhão o IDSUS 2012 aponta Timon com a melhor pontuação, ou seja, a cidade que se limita com Teresina e vive sendo constrangida na capital do Piauí teria a melhor situação de saúde do estado.

Simplício Araújo disse que, todos os Timonenses sabem o quanto sofrem com a atual gestão de saúde na cidade e que o fato se deve principalmente ao desfinanciamento da saúde promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, que aconteceu a partir de 2009, época do estudo, quando Timon sofreu a retirada de recursos do Hospital Alarico Pacheco.

Também com referencia ao estudo, o Deputado Federal disse que, caso houvesse algo a comemorar, esse mérito seria todo dos municípios e não teria nada a ver com o programa saúde é vida, pois em 2009, quando o Ministério da Saúde levantou dados para o IDSUS, apenas uma unidade do Programa Saúde é Vida estava funcionando em Lago dos Rodrigues, e ainda assim o município perde no ranking do estudo para vários municípios que sequer possuem hospitais.

Simplício Araújo destacou que os 24 indicadores avaliados pelo ministério da saúde não refletem em nada a realidade da saúde em nenhum município Brasileiro e afirma que tal estudo não pode ser aplicado num país tão grande e com diferentes culturas. No caso de Timon, a colocação do município em destaque vem colocar por terra toda a eficiência da avaliação do Ministério da Saúde. O Deputado pretende visitar o Departamento de Monitoramento e Avaliação do Sus no Ministério da Saúde para debater os dados com a equipe responsável pelo IDSUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário