terça-feira, 13 de março de 2012


Estão abertas as inscrições para o Mostra “Brasil: Aqui tem SUS”



Congresso_COnasemsEstão abertas as inscrições para a "Mostra Brasil Aqui Tem SUS", a mostra de experiências municipais em saúde do Conasems, que vai acontecer nos dias 11 a 14 de junho, durante o XXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em Maceió/AL.

Os interessados devem enviar seus trabalhos para os Cosems nos estados (Cada Cosems está delimitando o prazo máximo de envio dos trabalhos), que por sua vez, devem selecionar os dez melhores e enviar para a assessoria técnica do Conasems até o dia 13 de abril.

O principal objetivo desta mostra é abrir espaço para a troca de conhecimentos, propiciando o intercâmbio de trabalhos bem sucedidos no SUS,  estimulando e fortalecendo municípios que procuram soluções inovadoras rumo ao direito à saúde e assim divulgar estas experiências.

O Conasems, desde 2003, abre espaço em seus congressos nacionais para a exposição de experiências municipais, por meio da apresentação de pôsteres, que contam um pouco do imenso trabalho das secretarias municipais de saúde na construção e implementação do SUS em todo país.

"A cada ano a tarefa de seleção torna-se mais difícil, pois o número de trabalhos apresentados é sempre maior e de excelente qualidade", afirma o Antônio Carlos Nardi, presidente do Conasems.  Em 2011, foram apresentadas 178 experiências.

Para Nardi, "esta mostra reforça ainda mais o fato dos municípios serem os principais operadores desta que é a maior política de inclusão social brasileira, e que demonstra por meio deste pequeno espaço aberto em nosso congresso, uma parte do universo que tem sido desenvolvido nos municípios".

Outras informações pelo telefone (61)3223.0155 r. 33 (com Denise Rinehart) ou pelo e-mail: mostra@conasems.org.br


REGULAMENTO DA MOSTRA BRASIL AQUI TEM SUS

1. Temas recomendados:
As experiências deverão, preferencialmente, tratar de um ou mais temas sugeridos abaixo:

1.1-  Determinantes sociais e saúde: estratégias intersetoriais de enfrentamento
1.2 - Desenvolvimento de políticas de promoção da equidade considerando a transversalidade e a integralidade das ações - população negra, LGBT, ciganos, população em situação de rua, ribeirinhos, pessoas com deficiência entre outros.
1.3 - Desenhos assistenciais que utilizam o apoio matricial como princípio de organização do sistema municipal de saúde.
1.4- Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.
1.5 - Ações promovidas pelos COSEMS para implantação e fortalecimento das Comissões Intergestores Regionais - CIR.
1.6 - Integração das ações de saúde do trabalhador com a Atenção Básica.
1.7 -Participação da Comunidade na Saúde: experiências inovadoras de Gestão Participativa, mobilização de Conselho Gestor de Unidade ou Conselho Local.
1.8 - Organização da Assistência Farmacêutica
1.9 - Ações inovadoras voltadas ao fortalecimento da Atenção Básica como ordenadora do cuidado e coordenadora da rede.
1.10 - Experiências bem sucedidas no enfrentamento da epidemia de CRACK.

2. Formas de Apresentação:
2.1- Dimensões do pôster: 1,00 m X 0,90 m - 1 metro de altura por 90 cm de largura;
2.2 - O pôster deverá conter obrigatoriamente algum contato do(s) autor (es) e/ou coautor (es), caso os interessados desejem obter mais informações ou esclarecimentos sobre o trabalho.
2.3- Os pôsteres ficarão organizados na área de exposição da Mostra "Brasil aqui tem SUS" agrupados segundo Unidade da Federação.

3. Seleção das experiências:
3.1 - O processo de seleção será de responsabilidade dos COSEMS que também ficam encarregados de divulgar e estimular os municípios à participarem.
3.2 - Serão aceitas até 10 (dez) experiências por estado.
3.3 - Os trabalhos deverão ter formato de pôster, com as dimensões descritas acima, selecionado de forma a contemplar os municípios por porte populacional ou uma região de saúde, apresentada pela CIR (em experiências exitosas e inovadoras nas relações de regionalização).
3.4 - As experiências não necessitam ser inéditas, mas devem ser consideradas bem sucedidas, no sentido de contribuir para a gestão do SUS e para a garantia do direito à saúde da população.
3.5 - O resumo da experiência deverá ser apresentado conforme formulário próprio a ser disponibilizado pelos COSEMS, e que servirá para análise das experiências pelos COSEMS.
3.6 - Os COSEMS deverão enviar ao CONASEMS, em meio eletrônico, apenas o formulário destinado ao registro dos 10 (dez) trabalhos selecionados. Os formulários deverão ser enviados para o endereço de e-mail mostra@conasems.org.br.
3.7 - O pôster deverá ser levado ao XXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde apenas pelo seu responsável. A entrega e retirada do pôster da área de exposição da Mostra fica a cargo do responsável pelo trabalho.
3.8 - Para o responsável pela apresentação da experiência, que poderá ser o autor ou co-autor, haverá dispensa do pagamento da inscrição no Congresso. As demais despesas pessoais com transporte, hospedagem e alimentação devem correr por conta do autor ou co-autor.
De forma alguma aceitaremos trabalhos diretamente encaminhados pelos autores ou municípios ao CONASEMS sem que previamente sejam avaliados pelos COSEMS e que não estejam apresentados no formulário padrão.

4. Prazos:

4.1- 13 de abril - prazo limite para os COSEMS enviarem o resumo das experiências selecionadas ao CONASEMS;
4.2- Não serão aceitos trabalhos fora do prazo ou sem a prévia análise e indicação dos COSEMS.
4.3- 11 de junho - entrega dos pôsteres, somente na área de exposição da mostra;
4.4- Não serão aceitos pôsteres fora do prazo e nem tão pouco em outro local que não o estabelecido.

5. Certificados:
5.1- Serão fornecidos certificados aos autores e co-autores mencionados no formulário enviado.

fonte: conasems.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário