segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

CONASEMS comemora a universalização do PSE para todos os municípios brasileiros


Em março será aberto o prazo de adesão dos municípios para o Programa Saúde na Escola de 2013, logo após a Semana de Mobilização Saúde na Escola. A grande novidade deste ano é a universalização da adesão ao Programa para todos os municípios brasileiros. O presidente do CONASEMS, Antônio Carlos Nardi, comemora esta grande conquista dos municípios brasileiros.

Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde informa que a adesão ao Programa está condicionada à assinatura do termo de compromisso, pelos secretários municipais de saúde e educação. O Sistema de adesão em breve estará disponível no site do DAB.
Está em discussão entre os Ministérios da Saúde e Educação qual o sistema de monitoramento e avaliação que será utilizado pelo Programa.
Ainda em 2013, o Programa de Acesso e Melhoria da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) também contemplará o PSE, dando melhores escores para equipes de atenção básica e de Saúde da Família que apresentarem bons desempenhos no programa.
Em breve, os critérios de repasse do incentivo financeiro 2013 poderão ser consultados na Portaria de Adesão. 
Para mais informações entre em contato pelo e-mail  pse@saude.gov.br ou nos telefones (061) 3315-9091/ 3315-9068 (Ministério da Saúde) e (061) 2022-9298/ 2022-9209 (Ministério da Educação).

Adesão a Semana Saúde na Escola 2013 tem início no próximo dia 18 de fevereiro
Começa na próxima segunda-feira, 18, o período de adesão à Semana de Mobilização Saúde na Escola de 2013, que tem como tema a “Prevenção da obesidade e Saúde ocular”. A semana vai acontecer de 11 e 15 de março, e municípios de todas as regiões do Brasil poderão participar.
 Serão realizadas também atividades com os alunos dos dois últimos anos do ensino fundamental e para todo o ensino médio sobre prevenção ao uso de álcool, crack, tabaco e outras drogas. 
Ainda voltados para o público adolescente serão realizadas atividades e ações referentes à educação para a saúde sexual, direitos reprodutivos e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), promoção da cultura de paz, promoção das práticas corporais e atividade física e lazer nas escolas. 
Para informações e tira-dúvidas serão realizadas videoconferências, de 18 a 25 de fevereiro que poderão ser acompanhadas em tempo real no endereço: www.saude.gov.br/emtemporeal, conforme cronograma:

 Dia 18/02 – manhã: (MA; PA; PB) – tarde: (PE; RN; AL)
Dia 19/02 – manhã: (BA; CE; PI) – tarde: (SE; TO; RR)
Dia 20/02 – tarde: (AC; AM; AP)
Dia 21/02- manhã: (ES; MG; RJ) – tarde: (SP; RS; SC)
Dia 22/02 – tarde: (MS; MT; PR)
Dia 25/02 – tarde: (RO; DF; GO) 

Resultados da mobilização de 2012 
O tema obesidade adotado pela Semana, em 2013, é uma continuação dos bons resultados alcançados no ano anterior. Dos 1.938 municípios que aderiram à Semana em 2012, 68,37% (1.325) receberão incentivo financeiro referente à participação na mobilização em 2012. 

Outras informações - Incentivo Financeiro
A gestão do recurso financeiro cabe ao Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI). Sua transferência acontece fundo a fundo na modalidade PAB variável, compondo o Bloco de Financiamento da Atenção Básica do Pacto pela Saúde. 
O valor total do recurso financeiro corresponde a uma parcela extra do incentivo mensal das equipes de Saúde de Família (eSF) que atuam no PSE. Desse valor, 70% são pagos a partir da assinatura do termo de compromisso. Os 30% restantes são pagos após o cumprimento de 70% das metas municipais pactuadas. 
O parâmetro essencial de calculo das ações é baseado na cobertura das ações de prevenção, promoção e atenção à saúde dos escolares do PSE, em que:
 •          500 escolares/ano por equipe de Saúde da Família (eSF) – ações do Componente I – Avaliação clínica e psicossocial;

•          1000 escolares/ano por equipe de Saúde da Família (eSF) – ações do Componente II – Promoção e prevenção à saúde.
 O parâmetro mínimo será calculado a partir da informação fornecida pelo município do número de equipes da Saúde da Família (eSF) que irão atuar na implementação do PSE.
 As metas anuais pactuadas pelos municípios deverão ser iguais ou superiores ao parâmetro mínimo calculado.
 --
Informações do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário