quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ministério da Saúde poderá beneficiar prefeituras com recursos adicionais

Os postos e unidades básicas de saúde vão poder ser beneficiados com recursos adicionais do Governo Federal.

Isso porque os municípios já podem inscrever as equipes da Atenção Básica ao plano do Programa do Ministério da Saúde de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica, lançado em julho deste ano.

Pelo programa, as prefeituras que atingirem metas de eficiência receberão até cem por cento a mais por equipe de atenção básica, que reúne médico, enfermeiro e técnicos em enfermagem. Ou seja: à medida em que as metas forem atingidas, o valor adicional subirá para 40, 60, 80 ou 100 por cento.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforça a importância do controle social para garantir o atendimento de qualidade na rede pública de saúde:

"O controle social tem um papel fundamental nisso, que é a política de quem atende bem a população, quem garante atendimento de qualidade, humanizado, merece sim receber o incentivo para conseguir realizar um trabalho de qualidade, merece sim receber um incentivo para continuar com esse trabalho de qualidade para a população."

Ao todo, serão encaminhados 104 milhões de reais para o Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica, mas a expectativa do Ministério da Saúde é de que em 2012 sejam aplicados 900 milhões de reais na ação.

As prefeituras que tiverem interesse em aderir ao programa devem preencher o formulário de inscrição até o dia 31 de outubro.

O documento está disponível no endereço www.dab.saude.gov.br.(Ministério da Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário