terça-feira, 24 de maio de 2011

Dois anos e 350 milhões de reais depois... Só um hospital funciona quase parando.

Jornal da véspera da eleição 2010, dia 30 de maio de 2010, um ano atrás. A "revolução" ainda não saiu do papel
Foi cancelado o balanço do Programa Saúde é Vida, marcado para ocorrer hoje às 15h, no Palácio dos Leões.

Anunciada para acontecer a mais de uma semana, somente hoje, no dia da apresentação, fora comunicado que havia “incompatibilidade de agenda” da governadora Roseana Sarney.

Além de não convencer, o adiamento dá oportunidade a especulações sobre o programa.

Após seu lançamento em 2009, o Programa Saúde é Vida é tocado com pompa e prioridade pela gestão atual, teria previsão orçamentaria de R$ 350 milhões e amplo estardalhaço na mídia maranhense.

Comenta-se que foram mais de dois meses de preparação da reunião prevista para hoje, até uma revista, com papel de altíssima qualidade, fora impressa apenas para ser distribuída aos presentes ao ato.

O jornal o Estado do Maranhão trazia, as vésperas da eleição 2010, a manchete dominical, dia de maior circulação do jornal, “REVOLUÇÃO NA SAÚDE ESTA EM CONSTRUÇÃO EM TODO O MARANHÃO”.

Dois anos após o lançamento do programa e um ano depois da manchete, apenas 01(um) hospital fora entregue e tem denuncias de falta de atendimento e de ausência de médicos.

Se o orçamento apontado foi totalmente consumido na construção das unidades, cada unidade saiu a mais de cinco milhões de reais, preço de um prédio de vários andares na capital, e somente uma unidade está em funcionamento. As UPAS são construídas com recursos federais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário