terça-feira, 28 de junho de 2011

O Sus na Blogosfera

A Saúde manipulada

Muito bom o artigo do Médico e Vereador Chico Viana publicado no John Cutrim. O Vereador faz uma profunda reflexão sobre a saúde no Maranhão, segundo ele, no caso do Socorrão “casos crônicos, não urgentes, têm que ficar lá mesmo, ocupando leito para situações onde a intervenção imediata e urgente significa a diferença entre a vida e a morte. E quando estes chegam, como a casa está cheia, acomodam-se onde tem espaço. No chão, em cima de pias, onde for. Daí as manchetes, para gáudio dos que, para atingir adversários, nem se preocupam com o sofrimento dos maranhenses.” É Chico Viana, faltou perguntar: Ruim com o Socorrão? E sem ele? Clique aqui e leia o artigo na integra


FAMEM dentro do processo


No blog do Professor Caio Hostilio, O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Junior Marreca, destacou, hoje (27), a importância da definição dos diretores e secretários dos Conselhos de Gestão Regional da Saúde (CGRs) do Maranhão. Os nomes foram escolhidos em votação realizada pela manhã, no Hotel Luzeiros, da qual participaram os secretários de saúde dos 217 municípios do estado. “Esse é um marco importante, porque pontua, de fato, o início da tão sonhada regionalização da saúde do estado do Maranhão, nos moldes do que foi proposto e pactuado entre a FAMEM, a Secretaria de Estado da Saúde, o COSEMS e todos os municípios maranhenses”, declarou Marreca. Veja mais.


Colegiados de Gestão


O site do governo do Estado do Maranhão traz informe sobre a posse dos membros dos colegiados de gestão do Maranhão, que serão 19 e terão o papel dos CGRs é instituir um planejamento regional com definição de prioridades e responsabilidades; implantar e acompanhar a Programação pactuada Integrada (PPI); participar da definição e implantação do sistema de regulação; priorizar financiamentos e investimentos e, ainda, identificar as necessidades de expansão de serviços do Plano Diretor de Investimentos (PDI). Veja as fotos e mais informações aqui.


Piauí tem mais de 9 mil casos de dengue


O portal Piauí Noticias informa que dados da Coordenação Epidemiológica da Secretaria de Saúde aponta que o estado do Piauí ultrapassou as 9 mil notificações de dengue. São 9.069 casos da doença. O número representa um aumento de 56,8 % em relação ao mesmo período do ano passado. Teresina é a cidade que mais tem notificado casos, 3.477 no total. Em seguida aparecem os municípios de Piripiri e Parnaíba, com 849 e 564 respectivamente. Os dados foram coletados até a manhã de hoje, 28.

HUT em Teresina está SUPERLOTADO

O Portal O DIA, aponta na sua edição de hoje que o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Pedro Leopoldino, negou nesta segunda-feira (27), em entrevista ao Portal O DIA, que falte material no HUT ou que qualquer paciente tenha sido infectado dentro do hospital, como denunciou o deputado João de Deus. "O que ninguém pode dizer é que falta material lá. Isso não ocorre", garantiu. Leopoldino rebateu ainda que um senhor vítima de AVC tenha morrido após contaminação dentro da sala de internação do HUT. "Quem me garante que ele já não chegou ao hospital com alguma infecção? Não existe provas sobre isso", disse o presidente.No entanto, o gestor reconheceu que a situação do HUT é grave, pois o hospital atende mais gente do que sua capacidade.

Teresina supera meta do Programa Bolsa-Família na Saúde

Teresina ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde referente às condicionalidades no atendimento aos beneficiários do Programa Bolsa-Família na área da saúde. O chamado "Pacto pela Vida" recomenda uma cobertura de 82% das famílias a serem totalmente acompanhadas pelo programa neste primeiro semestre, mas o município já alcançou 84,38% antes do fechamento dos dados para a primeira vigência de 2011, que é até 30 de junho.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a pactuação estabelece o acompanhamento de pelo menos 82% de um total de 60.415 famílias do Programa Bolsa-Família na capital. Mas o município avançou e atende, conforme os últimos dados, 50.978 famílias ou 84.38% da meta estabelecida. E ainda atende parcialmente 1.187 famílias, chegando a um percentual de 86,34% de cobertura.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário